Agentes de endemias do município de Umarizal participaram nesta sexta-feira, 15, da distribuição de piabas promovida pelo radialista e vereador Jatão, através da FM Fraternidade e em parceria com a Colônia de Pescadores Z-71 e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com Jatão, a piaba é um predador natural do mosquito aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. “Colocadas num tanque ou outro reservatório de água, a piaba chega a comer 900 larvas de mosquito em uma hora, como atesta um estudo feito pela UFRN no nosso Estado”, justificou.

Antes da distribuição, o coordenador dos agentes de endemias do município Carlos Alberto reforçou em entrevista ao programa de Jatão que as equipes municipais da Saúde tem reforçado a atuação em várias frentes de combate ao mosquito. O uso de piabas é uma delas.

“Recentemente nós capturamos os peixes no açude da baixa e levamos para prefeitura. A população que quiser adquirir a piaba para colocar no seu reservatório, basta procurar a gente na prefeitura que nós vamos até a sua casa fazer a colocação”.

Jatão esclareceu que a entrega, realizada simultaneamente em frente à rádio e no bairro Caraíbas, teve como objetivo alcançar o máximo de pessoas possíveis. “Muitos moradores de Umarizal atenderam ao nosso chamado e vieram buscar sua piabinha. No entanto, a prevenção deve continuar e não podemos deixar água parada em calhas, copos descartáveis, latinhas de ferro ou alumínio, casca de ovo, tampas de garrafa e outros. Além de tudo isso, devemos limpar nossos muros e terreiros”, acrescentou o radialista.

Zé Damásio, presidente da Colônia de Pescadores de Umarizal também participou do programa de Jatão e reforçou a importância da ação com as piabas.

Depois de uma epidemia em 2016, Umarizal está há dois anos sem registros de casos de nenhuma das doenças transmitidas pelo aedes. O status de livre de dengue e demais doenças é atribuído aos esforços da Secretaria Municipal de Saúde e da população nos cuidados preventivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here