Carros-pipa vão atender três cidades do RN — Foto: Divulgação

As cidades de Paraná, Pilões e São Miguel, que ficam na Região Alto Oeste do Rio Grande do Norte, vão voltar a ser abastecidas por carros-pipa pelo período mínimo de seis meses. Os três municípios estão em situação de colapso no abastecimento de água.




A portaria que autoriza a contratação do serviço foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (13). O Governo do RN tem até 180 dias para implementar, que é coordenada pela Defesa Civil do RN e foi batizada de Operação Vertente 3.

Segundo o Governo do RN, 80 cisternas, de 500 litros cada, serão abastecidas na operação durante os seis meses. O investimento para a operação é de R$ 1 milhão e 980 mil – recurso encaminhado pela Secretaria Nacional da Defesa Civil.

Os municípios de Paraná, Pilões e São Miguel têm, juntos, cerca de 35 mil habitantes. Os três estão inseridos no decreto de situação de emergência em função da seca e por resolução da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, os recursos garantirão a contratação dos caminhões para levar água potável para cerca de 21 mil pessoas dos municípios. Em 2017, as três cidades também foram abastecidas por carros-pipa.

O edital para cadastramento dos beneficiários e credenciamento para contratação das empresas que farão o abastecimento vai ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).




DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here