Enfermeiras, técnicas de enfermagem, agentes comunitárias de saúde, agentes de endemias e vigilância sanitária participaram na manhã desta quinta-feira, 21, da terceira ação de conscientização e combate à leishmaniose em Umarizal. A atividade aconteceu nos bairros que são acompanhados pela Estratégia Saúde da Família (ESF) da unidade de saúde Raul da Franca.

De acordo com a coordenada da Vigilância Epidemiológica, Rita de Cássia, para garantir cobertura e maior alcance da população, as equipes foram dividas nas ruas da área. Além de conversar com moradores, os profissionais fizeram panfletagem e verificaram casas e terrenos.

“Conversamos com moradores e explicamos a importância da ação contra o calazar. Além disso tivemos apoio do carro de som que acompanhou as equipes com o jingle da nossa campanha que também traz informações importantes”, informou Rita.

Também foi informado à população sobre o procedimento para que a Vigilância Sanitária possa estar fazendo o teste do calazar nos animais suspeitos. “Eles devem procurar a vigilância, informar endereço, para que a equipe possa posteriormente ir até o local para fazer o teste. Após feito, ele será encaminhado para Pau dos Ferros. Com o resultado confirmado pelo exame laboratorial, nós seguimos com os procedimentos, sempre com autorização do dono do animal”. Explicou Rita de Cássia.

As ações intensificadas de combate ao calazar no município já aconteceram em três áreas de atuação da saúde municipal: Cosma Lemos, no bairro Caraíbas, Vera Lúcia na São José e Otaviano Silvestre, zona rural. O próximo setor a receber a campanha é a Cohab a partir da unidade de Saúde Expedito de Souza.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here