Dezenas de profissionais da saúde municipal de Umarizal participaram na manhã desta quinta-feira, 14, de mais uma grande ação de combate a leishmaniose visceral. A ação faz parte da estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para esclarecer a população sobre a doença, principalmente sobre os cuidados que devem ser adotados para preveni-la.

As atividades estão acontecendo por área de atuação da Estratégia Saúde da Família (ESF). Nesta quinta foi a vez dos profissionais da Unidade Básica de Saúde Vera Lúcia na São José e da Otaviano Silvestre na zona rural. Agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, enfermeiras e técnicas panfletaram e conversaram com moradores.

Participando da ação, a coordenada da Vigilância Epidemiológica Rita de Cássia reforçou alguns dos cuidados que os cidadãos devem tomar para evitar o calazar. “Manter a casa sempre limpa, abrir portas e janelas para ventilação entrar, manter arredores e terreiro da casa sem mato, evitar contato com cachorros e gatos nas horas mais frias do dia e fazer o exame de calazar são algumas das medidas que podem ser adotadas”.

Os testes rápidos de leishmaniose são realizados pela equipe da Vigilância Sanitária de acordo com a disponibilidade de material que é fornecido pela Unidade Regional de Saúde de Pau dos Ferros.  Testes já foram realizados no bairro Caraíbas e nas comunidades rurais Inspetoria e Pau D’arco.

“Importante destacar que o calazar é um problema de todos nós. Poder público e sociedade devem estar engajados e trabalhando em parceria para erradicar esse problema que a cada ano cresce no Brasil”, salientou Rita.

A terceira intervenção intensificada da SMS contra o calazar será área da UBS Raul da Franca no dia 21 de março, das 8h às 10h. A quarta atividade acontece na Expedito de Souza no bairro Cohab dia 27 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here