Secretaria de Saúde de Umarizal está realizando bloqueios sanitários para combater a leishmaniose

0
65


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando uma série de bloqueios contra a leishmaniose em bairros periféricos do município, segundo informou o secretário municipal de Saúde, Ubiratan Paiva em audiência pública para falar sobre a doença realizada nesta quarta-feira, 23, na Câmara Municipal.


Segundo o gestor, a primeira ação das equipes de endemias e Vigilância Sanitária aconteceu no bairro Cohab. “Agora nós iremos para Inspetoria na zona rural. Depois voltaremos a zona urbana pelos bairros Santa Luzia e Lalins, e em seguida Novo cobriremos o Novo Horizonte, Mutirão, Rua Nova e Caraíbas. Vamos fazer um cerco completo”, confirmou Ubiratan.


Três das localidades onde os bloqueios estão sendo realizados já tiveram casos humanos de leishmaniose (Inspetoria, Cohab e Lalins). Ubiratan explica que a incidência até o momento é isolada e não indica surto.


 “Em 2018, tivemos dois casos, 2019, três casos. São casos isolados. Um na Inspetoria, outro na Cohab, e um no Caraíbas este ano. São casos que não se configuram como uma infestação ou surto. Quando é um surto é centrado em uma localidade”, finalizou.