Projeto de Coleta Seletiva é lançado em Umarizal e espera conscientizar população sobre importância de separar o lixo

0
67

Diaconia e Prefeitura Municipal de Umarizal, em parceria com vários outros colaboradores, lançaram na noite desta sexta-feira, 20, na quadra do Núcleo de Esporte e Lazer Humberto Carlos de Souza, a campanha Coleta Seletiva – Eu Me Comprometo. O projeto tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância de fazer a separação correta do lixo em casa, para posterior recolhimento do material por catadores de recicláveis locais. A prefeita Elijane Paiva participou do ato.

Uma das principais ações da campanha, foi a confecção e distribuição em praças e outros espaços públicos do município de lixeiras especiais para separação correta do lixo. Os recipientes também foram apresentados no lançamento do projeto. “Distribuímos três lixeiras por localidade. É uma só para material reciclado, uma para material não reciclado e outra para vidros. Elas estarão nos principais pontos da cidade para que as pessoas nas ruas consigam também fazer essa separação”, explicou a coordenadora territorial da Diaconia, Risoneide Lima.

Presente no lançamento, a prefeita Elijane Paiva lembrou que desde 2017, quando assumiu a gestão municipal conversava com a Diaconia e com a Associação dos Catadores de Recicláveis de Umarizal (ACRU), sobre o projeto. “Projeto que hoje eles estão desenvolvendo. Enquanto gestora, sempre me coloquei a disposição. E hoje, que cada cidadão umarizalense seja um multiplicador. A nossa cidade está dando um passo mais do que importante em relação ao meio ambiente”, comentou.

A Prefeitura de Umarizal apoia o projeto através das secretarias de Esporte, Cultura e Lazer e de Educação. Gestor da Cultura, Francisco Geraldo reforçou no lançamento o valor da campanha. “Hoje é o pontapé inicial. Trata-se de um projeto magnifico que irá ajudar famílias carentes do nosso município, pois a conscientização que a campanha quer promover, vai garantir que a população faça a separação correta do lixo em casa, e esse mesmo lixo, sendo recolhido pelos catadores, não irá parar nos lixões. Ele vai gerar renda. Isso é muito positivo”, reforçou.

Representando o Poder Legislativo, o vereador Jatão da Rádio lembrou que o projeto de coleta seletiva é um importante passo para fortalecimento do trabalho de reciclagem que a ACRU quer desenvolver em Umarizal. “A coleta seletiva que queremos para Umarizal, é uma das etapas mais importantes da reciclagem, pois é na seleção dos materiais que se inicia todo o trabalho. A semente foi plantada”.

A programação de lançamento do projeto contou com apresentação da banda de música de Umarizal e da Cia Arte e Riso. Os artistas da trupe fizeram uma apresentação temática falando sobre como separar de forma correta o lixo em casa. Também teve apresentação da banda Nova Estrada da Igreja de Cristo do IPE. Ao término do evento, representantes do projeto e público presente participaram de uma ciranda no meio da quadra. 

Representaram a ACRU, Núbia Araújo e Lília Alexandrino