A prefeita Elijane Paiva, o vice-prefeito Raimundo Dias e o secretário municipal de Agricultura Lázaro Dias participaram na manhã desta quinta-feira, 23, do Seminário Territorial da Cadeia do Leite do Território do Sertão do Apodi. O evento foi promovido pelo Núcleo de Desenvolvimento Territorial do Território do Sertão do Apodi, em parceria com a Cooperativa de Produtores Agropecuários de Umarizal – COOPAU, entidade responsável pela Usina de Beneficiamento de Leite de Umarizal.

O seminário foi realizado nas dependências da Câmara Municipal de Umarizal e teve como objetivo dialogar com os atores territoriais sobre a atual situação da cadeia do leite no Rio Grande do Norte e sobre a oferta das políticas públicas de apoio, com vistas ao fortalecimento do leite e seus derivados no território.

“Umarizal hoje é protagonista em um território que conta com outros 16 municípios, graças a ação da nossa gestão que concretizou as obras da usina e garantiu a concessão da mesma para Coopau, garantindo que esteve empreendimento venha funcionar e fortalecer a economia local e regional”, destacou a prefeita Elijane Paiva.

O seminário também debateu as estratégias que serão utilizadas para fomento da comercialização dos produtos produzidos pela usina de Umarizal.  O secretário de Agricultura, Lázaro Dias avalia que o fortalecimento da cadeia produtiva irá garantir a manutenção do empreendimento.

“Nós temos essa preocupação com a comercialização dos itens que serão produzidos na usina. Sabemos que a usina vai comprar o leite dos produtores, mas também temos que se preocupar com a comercialização dos produtos dela a partir da compra do leite”, disse Lázaro.

“No momento que a usina compra o leite, ela tem que se comprometer em pagar os produtores. A partir do momento que o leite é industrializado, transformado em bebida láctea, em leite pasteurizado, temos que saber como será a comercialização para garantir o retorno para os nossos produtores pagando seu leite em dia”, acrescentou o secretário.

O seminário contou a participação de representações de dezenas de prefeitas da região e também do Governo do Estado. Para o presidente da Coopau, Jânio Amorim, a presença do poder público no evento o primordial para dar continuidade às ações em favor do fortalecimento da cadeia produtiva leitura.

“Foi oportuno e envolveu todas as partes interessadas no fortalecimento da cadeia produtiva de leite da nossa região e no funcionamento da usina. Conseguimos colocar poder público, Governo do Estado, prefeituras e produtores que é o principal, pois são quem produz, frente a frente dialogando e buscando soluções”, avaliou Jânio.

Participaram do seminário, Emater, Idiarn, Fetarn, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Diretoria Regional de Alimentação Escolar (Drae), Programa Leite Potiguar, secretários de Agriculturas de municípios do território, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Umarizal, Banco do Nordeste e Prefeitura de Umarizal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here