A prefeita Elijane Paiva e o secretário municipal de Agricultura Lázaro Dias participaram na manhã desta terça-feira, 14, da terceira reunião de estabelecimento do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (BNB). Umarizal e outros nove município do Território Sertão do Apodi estão participando da iniciativa. O encontro foi realizado no auditório do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Umarizal (STR).

A reunião foi dirigida pela agente de desenvolvimento do BNB, João Feitosa e foi a segunda realizada em Umarizal. “A reunião anterior que nós tivemos foi na formação do comitê local da atividade da bovinocultura de leite e a escolha de dois representantes para formação do comitê territorial”, detalhou.

Já a reunião desta terça-feira teve como objetivo, a elaboração do Plano de Ação para implemento do PRODETER nos municípios participantes. “Esse plano envolve todos aqueles elos da cadeia da bovinocultura de leite. Hoje nós iremos trabalhar as ações que devem ser feitas para se eliminar os problemas da atividade da bovinocultura de leite”, explicou João.

No encontro, Elijane destacou o importante papel da usina de beneficiamento de leite de Umarizal para o desenvolvimento do PRODETER. O empreendimento, parado há anos, só foi concluído graças à intervenção do seu governo.

“Nosso grande problema, nosso maior entrave entre tantos é a questão da geração de emprego e renda e essa usina nos traz a perspectiva, a esperança de que os nossos municípios vão começar a se desenvolver. A partir do momento que tenho a minha vaca, o meu leite, e eu tenho a quem vender e a usina a quem vender também, nós passamos a ter uma cadeia onde todos ganham dinheiro e são beneficiados”, explanou Elijane.

O secretário de Agricultura, Lázaro Dias destacou que usina trará benefícios não só para Umarizal, mas para todos os municípios do Território que participaram da sua conquista. Ele também reforçou a ação da gestão Elijane na conclusão da estrutura.

“Sabemos que o Território Sertão do Apodi participou dessa luta há 9 anos atrás para conquistar essa usina. Apesar de ser localizada em Umarizal, ela não é só de Umarizal, e sim de todo território. Começou a ser construída, parou, e graças a ação da prefeita Elijane, foi retomada e concluída. Mesmo com todas as dificuldades do município, ela com toda dedicação e sabedora do benefício que a usina traria, terminou a obra”, argumentou Lázaro.

Representando o legislativo municipal, o vereador Jatão da Rádio apontou o PRODETER como um “divisor de águas” para economia local, principalmente para bovinocultura. O parlamentar também enalteceu a participação da prefeita Elijane Paiva nas ações que tem beneficiado o homem do campo.

“Temos de parabenizar a prefeita porque sem ela ter abraçado a causa, não seria fácil. O homem do campo não precisa de esmolas de ninguém. O homem do campo precisa de assistência, de subsidio, de acompanhamento, porque potencial o homem do campo tem. Vontade trabalhar ele tem, solo bom nós temos, e uma boa produção em cadeia leiteira nós podemos ter também”, afirmou o vereador.

Também participaram da reunião, o presidente da Cooperativa de Produtores Agropecuários de Umarizal (Coopau), Jânio Amorim, o tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Umarizal, Eliete Pilim, o presidente do Comitê Territorial Ricardo Vieira e o vice-presidente Dário Arruda, o gerente do Pronaf de Apdi, José Maria, o gerente de negócios do BNB, Thiago Vitorino, os professores representantes do IFRN, Thiago Azevedo e Genildo Fonseca e o representante da superintendência estadual do BNB, Irineu Lira Filho.

PRODETER

O Programa de Desenvolvimento Territorial incorpora um conjunto de estratégias com objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais, como a construção e implementação de plano de ação e dotação orçamentária para financiamentos, o fortalecimento da governança por meio de comitês locais e territoriais, além da integração das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento local e territorial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here