A prefeita Elijane Paiva e o secretário municipal de Agricultura Lázaro Dias participaram na manhã desta quinta-feira, 14, da entrega das sementes aos agricultores familiares de Umarizal cadastrados no Programa Banco de Sementes no estado.

O município está sendo contemplado este ano com mais de 8 toneladas de sementes – o equivalente a 8.140 kg. A distribuição dos grãos é feita pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

“É um programa executado pelo Governo do Estado, que fez a aquisição das sementes com investimentos do Tesouro Estadual, em parceria com a Emater e com as prefeituras. Nós de Umarizal, claro, nos somamos à iniciativa para garantir mais esse benefício para os nossos agricultores”, disse a prefeita Elijane Paiva.

Ao todo 740 produtores umarizalenses irão receber 8.140 kg de sementes – 2.960 kg de feijão, 2.960 kg de milho e 2.220 kg de sorgo. O secretário municipal de Agricultura Lázaro Dias destacou a importância do benefício para o homem do campo.

“Trata-se de um programa que garante ao agricultor de Umarizal o material necessário para que ele produza, aproveitando as chuvas que tem caída em nossa região. Somado a isso, a gestão Elijane também já garantiu o Corte de Terra e o Garantia Safra. Suporte completo para nosso produtor rural”, informou Lázaro.

Para o secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha, as sementes chegam num momento de consolidação das chuvas e devem atender as necessidades do pequeno produtor rural. “As sementes chegam ao agricultor no momento certo, para que ele possa plantar seu roçado e manter sua produção de subsistência e comercializar seu excedente”, ressaltou.

Participaram da entrega das sementes esta amanhã presidentes de associações rurais, a diretora da Emater Francisca Jales, a presidente e o tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Aurineide Gurgel e Eliete Pilim, a assistente social Patrícia Alves, além de Edgar Alves e Silvano Alves, responsáveis pela distribuição dos grãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here