Outubro Rosa: Unidade de saúde do bairro Caraúbas promove palestras e realiza em exames em pacientes

0
80


As unidades básicas de saúde de Umarizal estão promovendo ações alusivas ao Outubro Rosa. O mês é referência no combate ao câncer de Mana e todos os anos, mobiliza profissionais da saúde para falar sobre o assunto com pacientes.


Nesta terça-feira, 22, a atividade foi realizada na unidade Cosma Lemos dos Santos no bairro Caraíbas. No local, pacientes participaram de palestras e passaram por exames, segundo detalhou a enfermeira responsável pela UBS, Bianca Andrade.


“Tivemos palestras pelando sobre câncer de mama e o color de útero e também realizamos durante todo o dia exames das mamas e coleta de citopatológico de colo de útero que no caso é exame preventivo”, contou a enfermeira.


A ação contou com a participação de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e da Estratégia Saúde da Família (ESF). “Cada profissional explicou, de acordo com a sua área, como a gente pode prevenir o câncer de mama”.


Participaram a fisioterapeuta Helaíla Amorim, a nutricionista Thalyta Maciel, educadora física Jéssika Freitas, a fonoaudióloga Maria Isabel, a dentista Géssyca Melo, e técnicas de enfermagem da Cosma Lemos.


“Tivemos ainda a participação da enfermeira Luma Gabriela, da unidade de saúde Raul da Franca, que me ajudou na realização dos exames de mana, e da coordenadora da Atenção Básica, Liane Amorim, Liane falou sobre o câncer, que é indolor, por isso a importância do autoexame”, finalizou Bianca.


A equipe da unidade também realizou panfletagem com os pacientes.