O Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Umarizal conseguiu nota máxima no 3º ciclo de avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), segundo divulgou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O resultado é extremamente positivo para saúde municipal. É que o valor repassado pelo programa para saúde local aumenta ou diminui de acordo com a avaliação realizada semestralmente pelo Governo Federal. Cada equipe que tem metas à alcançar no período.

A fisioterapeuta do NASF, Helaíla Amorim atribui o resultado ao trabalho da equipe e principalmente ao apoio da coordenadora da Atenção Básica, Liane Amorim. “Agradecemos pela dedicação dela que nos fez alcançar essa excelente nota de avaliação pela equipe do Governo Federal”, comentou.

NASF

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Atualmente os núcleos são compostos por equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (ESF), as equipes de atenção básica para populações específicas e com o Programa Academia da Saúde.

PMAQ

Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) é um programa de valorização dos servidores da saúde com o objetivo de estimular e valorizar o profissional de saúde que atue em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia Saúde da Família.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here