A comunidade Inspetoria foi protagonista nesta quinta-feira, 21, da segunda edição do CRAS Itinerante, programa da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMASH) que visa aproximar as comunidades e bairros mais distantes do centro do município de serviços e programas sociais que são assegurados pelo governo da prefeita Elijane Paiva.

A ação reuniu profissionais do Centro de Referência Social (CRAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Cadastro Único (CadÚnico) e garantiu informação para mães e diversão para alunos da Creche Municipal Vigolvina de Oliveira. Assim como no bairro Caraíbas, primeira comunidade a receber o CRAS Itinerante, a ação na escola também foi associada à educação, através da unidade educacional local.

Para a coordenadora da creche, Rita Rodrigues, atividades como as desenvolvidas pelo CRAS nos Bairros chamam a atenção da comunidade. “Essas crianças são muito carentes e quando a gente tem uma oportunidade de fazer um evento diferente, chama atenção e eles participam. Eu tenho certeza que com a vinda dessa equipe vai melhorar tanto a frequência como as participações da comunidade em tudo que a gente for fazer”, acredita.

A ideia do CRAS nos Bairros, como também é denominado o projeto, é levar paras as localidades mais distantes os serviços e programas que são mantidos no município através da Assistência Social. O CRAS por exemplo desenvolve trabalhos com grupos de mulheres, grávidas e crianças. Por conta da distância para sede do Centro, muitas pessoas acabam não se beneficiando dessas atividades. “Nós sempre sentimos essa ausência das comunidades participando dos programas, então a gente agora está se deslocando para levar os nossos serviços às comunidades”, destacou a coordenadora do CRAS, Paula Pinheiro.

Após a ação desta manhã, o CRAS deve permanecer na Inspetoria. De acordo com Paula, há um planejamento para montar um Grupo de Mulheres na comunidade. A ideia é que o atendimento ocorra de forma quinzenal. O SCFV também deve atender a um grupo de crianças.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here