A Secretaria Municipal de Saúde, através da fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Umarizal, Helaíla Amorim está promovendo uma série de palestras nas unidades básicas de saúde do município sobre alterações do sistema musculoesquelético na gestação. A ação é voltada para as grávidas que são acompanhadas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) em cada UBS. Quando não há participação das gestantes, a apresentação é voltada aos profissionais de cada unidade.

Foi o que aconteceu nesta quinta, 14, e sexta-feira, 15. Equipes das unidades de saúde Expedito de Souza e Raul da Franca, respectivamente, acompanharam a explicação da fisioterapeuta. “Para as enfermeiras é importante saber dessas alterações, pois elas podem acontecer com gestantes e até com elas mesmo, então é muito importante essa ação”, explicou Helaíla.

Alterações musculoesqueléticas

Durante a gestação, o crescimento da barriga altera o centro de gravidade do corpo e, por consequência, da postura da mulher. Paralelamente regista-se uma diminuição da rigidez das articulações da bacia (que se prepara para a dilatação necessária para a passagem do bebé pelo canal de parto) que, em conjunto com a curvatura para a frente, pode originar dores lombares com frequência e com alguma intensidade. Os músculos da parede abdominal podem não conseguir suportar a tensão provocada pelo aumento do peso, especialmente, na etapa final da gestação e perder tonicidade e força (diástase dos músculos retos). “A prevenção é o melhor remédio, por isso a Saúde municipal promove estas palestras através da Atenção Básica”, finalizou Helaíla.

A próxima atividade com a fisioterapeuta acontece as gestantes da área rural acompanhadas pela Unidade de Saúde Otaviano Silvestre da Silva no dia 19 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here