Umarizal está mais uma vez engajada na campanha alusiva ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Na manhã desta segunda-feira, 13, o auditório Câmara Municipal recebeu a abertura oficial do evento. O Faça Bonito 2019 segue até sexta-feira, 17, com programação diversificada principalmente volta às escolas e creches do município. Toda ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMASH), através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

O evento foi aberto pela coordenadora do CREAS, Ceição Suassuna. Ela destacou o papel do 18 de maio em promover a garantia de diretos para as crianças. “A proposta do 18 de maio é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar, convocar toda sociedade a participar efetivamente da defesa dos direitos da criança e do adolescente.  Precisamos trabalhar no combate para garantir estes direitos”, defendeu.

Já a secretária municipal de Assistência Social Andreia Greiner usou sua fala para reforçar o compromisso que a sociedade deve ter com a defesa da criança e do adolescente. “Esse problema tem se tornado cada vez mais frequente na nossa sociedade. Isso tem exigido mais de cada um de nós. O abuso e a exploração sexual infanto-juvenil é uma causa não só dos órgãos que trabalham diretamente com o problema, mas de todos nós. Que possamos ser agentes nesse combate, sempre atentos, pois o problema pode estar bem próximo”, destacou.

Representando a prefeita Elijane Paiva, o vice-prefeito Raimundo Dias enalteceu o valor da campanha para o município. “É uma forma de aproximar da população assuntos que são de extrema importância para nossa comunidade, então vamos fazer um bom proveito dessa campanha que já começa de forma maravilhosa”.

A abertura contou com palestra dirigida pela professora psicóloga Katia Nisley sobre os desafios da educação em parceria com a assistência social no combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Ela destacou a importância da ação conjunta dos órgãos da assistência social, principalmente com ações nas escolas e com as famílias de estudantes.

Além do CREAS, estão engajados na campanha o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente. Representando o legislativo, participaram da abertura da campanha os vereadores Robério Delfino, Bazoca, Jatão da Rádio, Maykon Nunes e Chico de Brancar. O secretário municipal de Educação Bruno Bezerra e diretores de escolas também estiveram presentes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here