A enfermeira responsável pela unidade básica de Saúde Otaviano Silvestre da Silva, Heloisa Helena, divulgou nesta quarta-feira, 05, o cronograma de atendimentos da Estratégia Saúde da Família 001, na zona rural de Umarizal. A profissional participou de entrevista no jornal da rádio onde repassou a informação à população.

Segundo Heloisa, as segundas-feiras são reservadas às visitas domiciliares. “Toda semana é uma visita em sítios diferentes. Nesta próxima segunda-feira pela manhã será na Várzea do Barro. Na segunda-feira à tarde o atendimento médico será na Água Branca”, informou.

Já nas terças-feiras pela manhã, o atendimento médico acontece de forma fixa na Várzea do Barro e a tarde no sítio Inspetoria. “Quarta-feira pela manhã o atendimento acontece na unidade de saúde Raul da Franca com os pacientes do assentamento Divinópolis e de quinze em quinze dias com os pacientes do Rodeador”, especificou.

Heloísa informou ainda que as quintas-feiras são destinadas à vacinação, C&D e pré-natal pela manhã e à tarde, para realização de exames de preventivo. “Então, o cronograma será de segunda a quarta-feira com atendimento médico e na quinta, como foi falado. Sexta-feira é o dia de planejamento da nossa equipe”, concluiu.

Na entrevista, Heloísa ainda destacou o importante apoio que a prefeita Elijane Paiva tem dado à saúde municipal, mais especificamente ao atendimento na zona rural. “Aproveitar a oportunidade para agradecer a nossa prefeita. Sabemos da dificuldade do SUS, por isso nós da saúde precisamos desse apoio e sempre que procuramos temos encontrado”.

Grupo de Hiperdia

A enfermeira também falou sobre o grupo de pacientes com hipertensão formado na comunidade Rodeador. “Um grupo muito participativo onde contamos com a profissional nutricionista do NASF, Thalyta Maciel. Todo mês tiramos um dia para irmos ao sítio fazer esse trabalho de hiperdia com os pacientes”, contou Heloisa.

Segundo ela, a ideia é expandir o trabalho preventivo com os hipertensos para outras comunidades rurais. “Um na Cacimba do Sítio, outro no Assentamento Divinópolis, outro na Caiçara, pois é importante que nós da Atenção Básica possamos realizar esse trabalho de promoção à saúde. É preciso educar a população e é preciso que a população participe do trabalho realizado pelas nossas equipes”, finalizou.

Entrevistas

As enfermeiras responsáveis pelas unidades básicas de saúde do município estão participando de uma série de entrevistas na rádio. Na próxima semana, quem deverá participar do jornal é a enfermeira Bianca Andrade da unidade Cosma Lemos dos Santos, na quinta-feira, 13 de junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here