Imagens sobre dois sois circulam na internet de tempos em tempos — Foto: Reprodução/Facebook

No Dia da Mentira, é bom estar alerta para não cair em nenhuma pegadinha. Assim, a equipe do Fato ou Fake listou seis boatos sobre diferentes assuntos — política, saúde, ciência, entre outros — que já foram desmentidos, mas continuam a circular nas redes sociais. Para evitar que conteúdos falsos continuem se espalhando, é importante checar antes de compartilhar.



Confira os boatos e fique alerta:

É #FAKE a foto que mostra dois sóis na fronteira dos EUA com o Canadá

Em agosto de 2018, uma foto que supostamente mostraria dois sóis na fronteira entre EUA e Canadá voltou a viralizar nas redes. Naquela ocasião, o texto checado por nossa equipe, que seria de 27 de janeiro de 2015, dizia que o fenômeno se chamava “Hunters’ Moon”, ou “Lua dos Caçadores”, e acontecia quando a Terra trocava de eixo. Isso faria Lua e Sol nascerem no mesmo instante, dando a impressão de que haveria dois sóis. A mensagem é #FAKE.

Mesmo assim, nossa equipe encontrou novos registros de compartilhamento no Facebook, sendo um deles em 17 de janeiro deste ano. Um post de janeiro de 2016, ainda no ar, teve quase 11 mil compartilhamentos, e o mais recente foi há apenas uma semana. Outra publicação, compartilhada pela página de uma banda com mais de 3 milhões de curtidas, registrou cerca de 3,4 mil interações.

O professor Roberto Dell’Aglio Dias da Costa, do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (IAG/USP), desmentiu ponto a ponto as alegações do texto. O que mais lhe chamou atenção foi a suposta mudança de eixo da Terra: “Isso é tão sem sentido que nem tem o que comentar. Como assim muda? Quem mudou? Quem escreveu tem ideia da energia necessária para empurrar a Terra?”.

É #FAKE que suco de quiabo salva cachorro de cinomose e parvovirose

Em dezembro de 2018, ganhou força a ideia de que suco de quiabo seria um remédio natural e infalível para curar cachorros de cinomose e parvovirose. Antes de dar a receita, o texto tenta convencer o leitor de que até os cães no estágio mais grave das doenças podem ser salvos “com esse remédio tão simples e eficiente”. A mensagem, claro, é #FAKE.

O post mais antigo no Facebook, de janeiro de 2013, segue no ar e tem 234 mil compartilhamentos, 7,7 mil interações e mais de 300 comentários. Muitos tornam a compartilhá-lo como lembrança no início do ano, o que gera novas publicações semelhantes. Encontramos registros de compartilhamentos em janeiro, fevereiro e março de 2019. Em 2018, é possível observar que o post circulou em abril, agosto, setembro e novembro.




É #FAKE que suco de quiabo cura cachorros com cinomose e parvovirose — Foto: G1

É #FAKE que suco de quiabo cura cachorros com cinomose e parvovirose — Foto: G1

“É fake, é fake”, disse a professora aposentada Mitika Hagiwara, que durante 40 anos deu aula no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (FMV-USP) à equipe do Fato ou Fake. Embora o suco nutra e hidrate o animal, as duas doenças são de alta morbidade e os bichinhos precisam receber atendimento médico imediato. “Não há possibilidade de fazer tratamento em casa. Tem que internar”, informa.

É #FAKE que ‘barrinha colorida’ em caixa de leite indique produto vencido que voltou ao mercado

Em novembro de 2018, uma foto de caixas de leite acompanhava uma mensagem alarmante. Ela dizia que, se a embalagem tem uma barrinha colorida na sua parte de baixo, isso indica que o produto venceu, mas foi reaproveitado e voltou ao mercado. A mensagem é #FAKE.

Na época, a publicação teve mais de 93 mil compartilhamentos e quase 20 mil interações. Apesar da repercussão impressionante, o texto está longe de ser novidade. Há registros de que ele circula na internet há 14 anos, em 2005. A mentira foi traduzida para o inglês em 2013 e reapareceu no Facebook e no Twitter em janeiro deste ano. Em 2016, um boato semelhante circulou fazendo referência, desta vez, a marcas de impressão em tubos de pasta de dente.

Mensagem que afirma que caixas de leite com barra colorida significa que o produto venceu é falsa — Foto: Karina Almeida/G1

Mensagem que afirma que caixas de leite com barra colorida significa que o produto venceu é falsa — Foto: Karina Almeida/G1

A repercussão do boato foi tão grande que a Tetra Pak, empresa responsável pela fabricação das embalagens, chegou a publicar uma série de vídeos em seu site explicando todo o processo de produção. E a barrinha colorida nada mais é do que um teste de cores para o controle de qualidade de impressão.

É #FAKE mensagem que diz que médicos recomendam beber muita água à noite e urinar de madrugada

Uma mensagem recomendava às pessoas beber muita água à noite e urinar de madrugada. O texto, que começou a circular no WhatsApp em agosto de 2018, seria chancelado por profissionais de saúde. Entre outras afirmações, a mensagem defendia que um copo d’água antes de dormir evita ataques cardíacos e derrames. O conteúdo, entretanto, é #FAKE.

No Facebook, essas instruções aparecem em três vídeos publicados em 2016 e 2017. Mais recentemente, o texto voltou a aparecer em publicações de janeiro e fevereiro de 2019 e de dezembro de 2018.

É #FAKE mensagem que diz que médicos recomendam beber muita água à noite e urinar de madrugada — Foto: Reprodução

É #FAKE mensagem que diz que médicos recomendam beber muita água à noite e urinar de madrugada — Foto: Reprodução

“É equívoco atribuir à água esse papel milagroso de prevenir doenças, de ser capaz de prevenir ataque cardíaco, de diminuir a pressão arterial se tomada antes do banho. Não é assim que funciona. Esse hábito de ingerir água deve ser estimulado, mas não de uma maneira exagerada. Em geral recomenda-se entre dois e três litros de água ao dia”, afirmou ao Fato ou Fake Weimar Sebba Barroso de Souza, diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

É #FAKE que acusado de matar vereadora Marielle Franco vivia em casa que pertence a Bolsonaro

Mais recentemente, uma publicação que circula nas redes sociais diz que o sargento reformado da Polícia Militar Ronnie Lessa, apontado como um dos assassinos da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, viveria em uma casa que pertence ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL-RJ). O conteúdo da mensagem é #FAKE.

A checagem foi publicada em 18 de março. O post de maior repercussão que ainda está no ar no Facebook tem 2,4 mil compartilhamentos, e o mais recente foi feito uma semana depois da checagem. A publicação mais recente é de 23 de março.

É #FAKE que acusado de matar vereadora Marielle Franco vivia em casa que pertence a Bolsonaro — Foto: G1

É #FAKE que acusado de matar vereadora Marielle Franco vivia em casa que pertence a Bolsonaro — Foto: G1

Segundo o inquérito final da Polícia Civil do Rio de Janeiro sobre o caso Marielle, Lessa vivia no imóvel 65/66 do condomínio Vivendas da Barra, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Já as casas de Bolsonaro no mesmo local são identificadas com os números 36 e 56.

É #FAKE que filha de Che Guevara comandou Mais Médicos

Em novembro de 2018, circulou pelas redes sociais a informação de que Aleida Guevara, filha de Che Guevara, foi “coordenadora” ou “diretora do Mais Médicos” na Organização Pan-Americana de Saúde ou no Brasil. A mensagem é #FAKE.

Ainda assim, a publicação que originou o boato ainda está no ar, tem 2,5 mil compartilhamentos e voltou a circular em fevereiro deste ano. O texto é do presidente da Associação Brasileira dos Familiares dos Militares de 1964 e foi originalmente publicado em fevereiro do ano passado.

Filha de Che Guevara não comandou Mais Médicos — Foto: G1

Filha de Che Guevara não comandou Mais Médicos — Foto: G1

Aleida é, de fato, médica pediatra e já deu declarações defendendo o programa de envio de médicos cubanos ao Brasil. Mas jamais coordenou o programa ou foi responsável por ele no país.




DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here