Cerca de 200 pessoas devem ser contempladas com próteses dentárias este mês em Umarizal; cadastro começa nesta sexta, 07, na SMS

0
79

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá cadastrar nesta sexta-feira, 08, cerca de 200 pessoas que desejam adquirir próteses dentárias. Os interessados devem ir a SMS a partir das 14h munido com a documentação necessária (ver na matéria).

Em julho, o município foi credenciado pelo Ministério da Saúde com a Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente. Com isso, se tornou apto a receber incentivo financeiro referente ao Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD). A licitação para escolha da empresa que irá fornecer as próteses foi concluída nesta quarta-feira, 06.

“Depois de julho já entrou quatro meses de recursos, o suficiente pra gente adquirir 200 próteses. Ontem foi a conclusão do projeto com a licitação. Fizemos, houve um ganhador, e vamos começar a beneficiar a população”, informou o secretário municipal de Saúde, Ubiratan Paiva.

Segundo Ubiratan, terão prioridade as pessoas que necessitam da prótese total. “Vamos fazer o chamamento da população que não tem prótese ainda. Seja ela prótese total, para pessoas que não tem nenhum dente ou parcial. A prioridade é para total que tem mais urgência”, destacou.

Para fazer o cadastro, é preciso ir a secretaria nesta sexta-feira, a partir das 14h, munido com xerox da seguinte documentação: RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e título de eleitor. “O título não é pra saber se votar em ninguém. É para evitar que pessoas de outras cidades venham tomar uma vaga que seria da população de Umarizal”. O atendimento será por ordem de chegada.

De acordo com Ubiratan, neste primeiro momento são duzentas vagas, mas o programa ofertará 50 próteses por mês. “Próximo mês tem. O programa terá continuidade. Então quem não conseguir neste primeiro momento, já pode buscar no mês que vem. O programa seguirá até a gente conseguir beneficiar todos que precisam”, afirmou Ubiratan.