A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Umarizal divulgou ontem, 10, o cronograma municipal da Campanha de Vacinação contra a Gripe. A mobilização vai até 31 de maio. A meta é atingir pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

Nesta fase da campanha, de 10 a 18 de abril, o objetivo é imunizar crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). Do dia 22 de abril e até o dia 26, a vacinação se volta para os trabalhadores da saúde e de 29 de abril à 03 de maio para pessoas com 60 anos ou mais.

O Dia D está marcado para o dia 04 de maio. Nesta datas todos os grupos definidos como prioridade pode procurar os postos de saúde do município. A vacinação segue ainda no período de 06 à 10 de maio para portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, de 13 à 17 para professores e de 20 à 31, assim como no Dia D, para todos os grupos prioritários.

A escolha dos grupos que receberão a vacina segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é baseada em estudos epidemiológicos e no comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. Por isso, são priorizadas as populações com maior chance de complicações e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here