Assistência Social de Umarizal participa de seminário regional sobre Reintegração Familiar e conhecem programa inovador

0
165

A Assistência Social de Umarizal, representada pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e pelo Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), participaram nesta quarta-feira, 04, do I Seminário Regional “Reintegração Familiar: cuidados alternativos frente ao acolhimento institucional”, realizado no município de Felipe Guerra.

Coordenadora do CRAS, Paula Pinheiro foi uma das representantes do município. Ela destacou relevância da realização da ação. “Foi um evento que teve como objetivo principal trazer reflexões e conhecimentos sobre o processo do trabalho social com famílias na perspectiva de reparar danos cometidos frente crianças e adolescentes no território Felipense, mas que serve de experiência para ação aqui em Umarizal”, destacou. Também representou Umarizal, as assistentes sociais Daiana Moura (CRAS), Bárbara Kamyla (CREAS) e a psicóloga Jany Dias (CREAS).

O seminário também cumpriu o Plano de Ação e Aplicação para o ano de 2019 do Conselho Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente de Felipe Guerra, que apresentou a sociedade os resultados do Programa Família Guardiã. “Trata-se de uma política pública de integração familiar e cuidados alternativos implementados na realidade do semiárido brasileiro”, detalhou Paula

Um dos principais momentos do evento, foi a palestra magna com Jonathan Hannay, que teve como tema: O contexto internacional dos cuidados alternativos: acolhimento institucional, família acolhedora, colocação na família extensa e suas bases neuropsicológicas. Houve ainda palestra sobre o “Trabalho com famílias rede, proteção e cuidado”, com a psicóloga Kelly Pimentel, além de debate acerca de toda proposição do evento.