A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início na semana passada ao trabalho de enfrentamento à doença de chagas na zona rural de Umarizal. As ações estão sendo desenvolvidas pelas equipes de agentes de endemias do município e devem acontecer em dezenas de comunidades rurais.

“Primeiro a gente está trabalhando na captura do barbeiro, em seguida passamos para segunda etapa que é a borrifação. Iremos fazer a campanha completa nos sítios”, informou o coordenador dos agentes de endemias, Carlos Alberto. “Agradecemos a prefeita Elijane que tem nos garantido suporte necessário para promover a campanha”, complementou o agente.

Segundo Carlos, o captura do inseto ajuda ao avaliar o índice de infestação por barbeiros nos domicílios das comunidades visitadas. Ele destaca ainda que ainda que, durante as visitas, os agentes vão procurar detectar quais os principais fatores que propiciam a permanência da infestação dos vetores nas residências

O que é a doença de chagas?

Parasitose causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, cujo vetor é o Triatoma infestans, inseto conhecido popularmente como “barbeiro”. Doença caracterizada por fase inicial aguda, assintomática ou com sinais ou sintomas quase sempre inespecíficos, podendo evoluir para a fase crônica, com comprometimento cardíaco ou digestivo.

Transmissão

A forma usual de transmissão e de maior importância epidemiológica é através da picada do vetor. A infecção também se dá por transfusão sanguínea e transmissão congênita.

Tratamento

É importante identificar a fase da doença para definir o tratamento adequado. O tratamento precoce e bem conduzido pode elevar a expectativa de sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Prevenção

Controle vetorial
Controle de qualidade do sangue utilizado em transfusões
Educação em saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here