Equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cosma Lemos dos Santos esteve nesta quarta-feira, 13, realizando ação de prevenção e promoção de saúde no sítio Cajazeiras, zona rural de Umarizal. Moradores da comunidade participaram de uma palestra sobre câncer bucal e receberam orientações de combate ao mosquito aedes aegypti.

Géssyca Melo, dentista da Estratégia Saúde na Família, foi a responsável pela palestra desta manhã. Ela orientou moradores sobre a importância do auto exame bucal que inclusive pode ser feito em casa e ajuda na detecção de doenças, entre elas o câncer.

“Tão importante como o feito na mama, esse exame simples pode ser feito em casa e ajuda a aumentar os índices de cura de patologias, como por exemplo o câncer bucal. O diagnóstico precoce proporciona um melhor prognóstico para o paciente”, destacou a dentista.

As ações do ESF ocorrem de forma periódica e visam assegurar à população uma saúde preventiva de qualidade. Todas as atividades na área ocorrem com suporte da Prefeitura de Umarizal, através da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção Básica.

A Unidade de Saúde Cosma Lemos é coordenada pela enfermeira Bianca Andrade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here