WhatsApp retoma ‘status antigo’ em versão para testes, mas mantém imagens que somem

Função foi reintroduzida em versão beta para Android, que não fica disponível na loja Google Play.

249
WhatsApp Status, que imita Snapchat, chega ao Brasil (Foto: Reprodução/G1)

O WhatsApp liberou na quinta-feira (9) uma versão para testes do aplicativo que traz de volta o “status antigo”, função que permite ao usuário deixar um recado em seu perfil no app, como “Ocupado” ou “Na academia”.

O recurso havia sido eliminado no final de fevereiro com a implantação do WhatsApp Status, que possibilita o compartilhamento de fotos, vídeos e GIFs que somem em 24 horas, assim como acontece no Snapchat.

A mudança gerou reclamações por parte dos usuários do aplicativo, já que o “status antigo” era usado por muitos para transmitir recados, fazer brincadeirinhas e dar indiretas.

Teve gente que criticou os esforços do Facebook para levar a principal ideia do Snapchat aos seus serviços, como o Instagram Stories e o app Flash. Já os saudosistas retiraram da cova o MSN, antigo serviço de mensagens da Microsoft, e sugeriram que o WhatsApp adotasse alguns recursos do seu predecessor, como a possibilidade de chamar a atenção de um contato.




Mesmo com a atualização (e as críticas), o WhatsApp Status segue funcionando normalmente.

Como faço para ter o ‘status antigo’?

O “status antigo” foi reintroduzido na versão beta 2.17.95 do WhatsApp, disponível apenas para o sistema operacional Android. Essa versão não aparece para todos na loja Google Play, e só pode ser acessada pelos usuários que se dispõem a testar as novidades do app de bate-papo antes de elas serem lançadas oficialmente. Veja abaixo como virar um testador do WhatsApp.

Apesar de não ser um recurso novo, o usuário agora precisa seguir um outro caminho para acessar a área de “status antigo”. É pelo menu principal, que fica no canto superior direito do app. A partir daí, basta selecionar Configurações -> Sua foto de perfil -> About and phone number.




É possível escolher um recado pronto, como “Disponível”, “Bateria prestes a acabar” ou “Só chamadas urgentes”. Mas também dá para escrever uma mensagem original selecionando a opção “Definido como”. Esse texto pode ter até 139 caracteres.

 Como fica o WhatsApp agora?
  • Volta o “status antigo”, mas somente na versão beta 2.17.95, para Android;
  • Usuários de iPhone ainda não têm acesso ao “status antigo”;
  • Na versão de iOS, o ícone de uma câmera segue substituindo o antigo botão de contatos;
  • Os contatos, por sua vez, podem ser acessados em Android e iOS pelos ícones de pesquisar e de nova mensagem.

Como faço para testar as versões beta no Android?

  1. Vá até a página do aplicativo na Google Play;
  2. Escolha a opção “tornar-se testador”;
  3. Atualize o aplicativo sempre que uma nova versão de teste for liberada.