A prefeitura Municipal de Umarizal (PMU), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez a reposição na semana passada dos estoques de larvicidas usado pelos agentes municipais de endemias no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya.

“A gente solicita o larvicida através de ofício encaminhado à VI Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP) de Pau dos Ferros e eles disponibilizam. De janeiro até agora não faltou larvicida em Umarizal”, assegura o secretário municipal de Saúde Ubiratan Paiva.

Segundo o secretário, desde o início do ano o município também não registra nenhum caso de dengue. “Isso foi um trabalho rigoroso, campanhas, conversando com os agentes de saúde, reforçando o trabalho dos agentes de endemias, incentivando esses profissionais a atuarem de forma ativa”, detalha Ubiratan.

Prevenção

Para a prefeita Elijane Paiva, a conscientização da população em relação às ações de prevenção ao mosquito da dengue também contribuem para o resultado alcançado até o momento no município, sem registro de doenças transmitidas pelo Aeds Aegypti.

“Temos uma participação da população muito boa. A nossa gestão agradece demais o empenho que a dona de casa, que a população em geral vem tendo com o município no combate ao mosquito. Não registramos nenhum caso de dengue, nem de chikungunya, nem de zika e isso é um avanço para o município”, avalia a prefeita.

Na semana passada, Elijane também entregou o novo fardamento e material de trabalho dos agentes de endemias, usados durante as visitas e inspeções domiciliares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here