Em breve, as escolas e creches de Umarizal serão beneficiadas com alimentos oriundos da Agricultura Familiar local. É o que informa o secretário de Administração Oriel Rêgo. A Prefeitura de Umarizal promoveu nesta quinta-feira (18) uma chamada pública para seleção do fornecedor. Uma cooperativa do município de Umarizal foi contemplada. “Vamos adquirir o complemento da alimentação dos alunos da rede municipal diretamente da agricultura familiar”, confirmou Oriel.

Com a ação, Umarizal passa a cumprir o que determina a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Segundo ela, no mínimo 30% do valor repassado ao município pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar.

Para a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Ana Luiza Ferreira, a compra da agricultura familiar representa um reforço importante. “Será um reforço fundamental na merenda municipal que irá receber o implemento de frutas, de alimentos livres de agrotóxicos. Beneficia a educação e os agricultores que terão sua produção comprada pelo município”, destaca Ana Luiza.

A secretária municipal de Educação, professora Eva Dias também considera o implemento relevante para a educação local. “Este encontro da alimentação escolar com a agricultura familiar, irá promover uma importante transformação na alimentação escolar, ao permitir que alimentos saudáveis e com vínculo local, produzidos diretamente pela agricultura familiar, possam ser consumidos diariamente pelos alunos da rede pública. Acho isso muito importante”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here