Prefeita quer que usuários da saúde municipal sejam bem recepcionados e atendidos - Foto: reprodução

As ações relacionadas à saúde pública no governo da prefeita Elijane Paiva (DEM) estão assegurando a população umarizalense serviços eficientes e de qualidade, garante o secretário municipal de Saúde, Ubiratan Paiva. Em entrevista ao O Umarizalense nesta quarta-feira (12), o chefe de uma das pastas mais importantes da administração disse que a prefeita também tem cobrado que todos os servidores da saúde continuem recepcionando e atendendo bem às comunidades.

“Nesses primeiros meses, tudo que a população está procurando, está tendo e estamos fazendo de tudo para atender a população bem, uma cobrança da nossa prefeita Elijane que se sensibiliza com a carência vivenciada por este setor nos últimos anos”, confirma Ubiratan.

De acordo com o secretário, o quadro de médicos da semana está fechado, ou seja, há médicos todos os dias no município. “Está faltando apenas um médico no Programa Saúde da Família, mas já estamos entrando em contato com toda a região buscando um profissional para ocupar essa vaga”, conta.

Ação contra a dengue

A Prefeitura Municipal de Umarizal (PMU), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta quarta-feira (12), a segunda fase da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti. Dessa vez, a ação contemplou os bairros do São José e Caraíbas.

As ações desenvolvidas nas duas comunidades, que abrangem as maiores áreas cobertas pela SMS, contou com a participação dos enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, médicos, nutricionista, dentistas e atendentes de consultório dentário lotados naquelas áreas e com servidores da própria Secretaria de Saúde.

De acordo com levantamento realizado pela SMS, não foi registrado nenhum caso confirmado de Dengue, Zika vírus, Chikungunya e Febre Amarela, doenças causadas pelo mosquito de origem no Egito e também conhecido como “pernilongo-rajado” ou “mosquito da dengue”.

“Não estamos, nem iremos medir esforços para desenvolver medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti em nossa cidade. Até o momento não foi registrado em Umarizal nenhum caso de nenhuma doença associada ao mosquito e isso mostra que as ações desenvolvidas pela secretaria de Saúde juntamente como nossas equipes estão dando o resultado esperado”, comenta a prefeita Elijane Paiva.

A gestora municipal comemora os índices apresentados pela SMS. “As visitas diárias que nossos valorosos agentes de endemias realizam nas casas umarizalenses, dando orientação e investigando possíveis focos do mosquito, têm mostrado que estamos vencendo essa batalha. Estamos com 100% de redução nos casos registrados aqui em Umarizal”.

A secretaria de Saúde informa que a campanha “Xô Dengue”, continua e as duas próximas etapas acontecerão nos dias 20 de abril, no bairro COHAB, e no próximo dia 28 de abril, no Centro da cidade, sempre das 9h às 11h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here