A equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) da área 2 promoveu nesta última quinta-feira (11), uma ação em saúde voltada para mães atendidas pela unidade básica de saúde Cosma Lemos dos Santos, no bairro Caraíbas. O ato foi alusivo ao Dia das Mães celebrado neste domingo, 14.“Ação foi importante, pois muitas vezes as mães vão a unidade cuidar de seus filhos e maridos e esquecem a própria saúde”, explica a técnica de enfermagem Jessica Alves.


Na ação, foi realizada aferição de pressão, medição antropométrica e glicemia. As mães também receberam “orientações quanto a saúde da mulher na prevenção do câncer de colo de útero, mamas e também na prevenção de doenças cardiovasculares”, conta Jessica. Houve ainda o sorteio de duas cestas básicas e de brindes que foram doados à equipe do ESF para promoção das atividades.

O evento recebeu ainda a visita da prefeita Elijane Paiva, do vice-prefeito Raimundo Dias e do secretário municipal de Saúde Ubiratan Paiva.

ESF

O Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado no Brasil pelo Ministério da Saúde em 1994. É conhecido hoje como “Estratégia de Saúde da Família (ESF)”, por não se tratar mais apenas de um “programa”. O Estratégia de Saúde da Família visa a reversão do modelo assistencial vigente, onde predomina o atendimento emergencial ao doente, na maioria das vezes em grandes hospitais. A família passa a ser o objeto de atenção no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença. O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here