Foto: divulgação / SMS

Umarizal não tem nenhum caso suspeito ou confirmado de dengue desde que a prefeita Elijane Paiva (DEM) assumiu a gestão municipal e realizou a contratação de mais agentes de endemias para atuarem nas visitas de inspeção às casas e bairros do município, como destaca a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Liane Amorim.

O panorama é bem diferente do apresentado na semana epidemiológica anterior a iniciada no começo deste ano, quando havia o registro de dezenas de casos. “Não temos até o momento, nenhum caso notificado, nenhum caso suspeito e nenhum caso confirmado e quando olhamos os dados de anos anteriores, até essa semana epidemiológica que estamos, a gente já tinha tido mais de 100 casos confirmados no município. Agora nós estamos reforçando para ver se conseguimos deixar essa meta zero”, revela Liane.

Além do reforço no trabalho dos agentes de endemias, campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, promovida pela administração, também tem obtido resultados positivos. Enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, médicos, além de servidores da SMS tem saído as ruas com o propósito de conscientizar a população da importância de promover a prevenção de focos.

“A gente está colocando todo mundo na rua. […] a primeira etapa foi o bairro Caraíbas e nesta quarta (12), no bairro São José. Quando as equipes chegam no local eles se dividem e saem levando panfletos informativos, fazendo a orientação de como prevenir”, explica a coordenadora.

Uma outra atribuição dos profissionais em campo é fazer o mapeamento das áreas visitadas, fazendo o registro de possíveis focos do mosquito. “Eles vão olhar os muros das casas, por exemplo, vão anotando os lugares de maior risco para que depois a SMS saiba onde os agentes de endemias deverão trabalhar mais. É um trabalho de prevenção e de mapeamento”.



A gestora municipal, Elijane Paiva comemora os índices apresentados pela SMS. “As visitas diárias que nossos valorosos agentes de endemias realizam nas casas umarizalenses, dando orientação e investigando possíveis focos do mosquito, têm mostrado que estamos vencendo essa batalha. Estamos com 100% de redução nos casos registrados aqui em Umarizal”, comenta a prefeita.

A Secretaria de Saúde informa que a campanha “Xô Dengue”, continua e as duas próximas etapas acontecerão nos dias 20 de abril, no bairro COHAB, e no próximo dia 28 de abril, no Centro da cidade, sempre das 9h às 11h.