Foto: Reprodução/ Thinkstock

Você já deixou de conversar com alguém para responder mensagens no celular ou ficar curtindo posts em redes sociais? Este tipo de comportamento pode chatear os parentes e fazer mal à saúde. Lembre-se: celular à mesa só se for muito urgente.

E não é só a saúde que fica prejudicada por conta desse apego ao celular até nas refeições. O relacionamento com a sua família também pode degringolar se na hora do jantar cada um fica imerso no mundo virtual ao invés de aproveitar o momento real para conversar e compartilhar o dia. Por esta razão, a hora da refeição é sagrada em muitas casas por aí, mas se você anda se alimentando enquanto responde mensagens ou assiste à televisão, a nutricionista Ana Paula Montemor nos conta os motivos pelos quais você deve evitar ao máximo usar qualquer aparelho eletrônico durante as suas refeições.

Higiene

Segundo a nutricionista, um motivo para não usar o celular durante as refeições é porque o aparelho é muito anti-higiênico.

— O celular é o maior condutor de vermes que a gente possui, levamos para cima e para baixo, resolvemos tirar fotos da comida, ficamos respondendo as mensagens. Se você lava as mãos antes das refeições e logo depois pega o celular, pode ter certeza que não adiantou nada.

Falta de atenção na comida

Não prestar atenção no que você está comendo pode te ajudar a engordar. Essa informação foi constatada durante uma pesquisa na Universidade de Birmingham, na Inglaterra. Segundo a nutricionista, isso acontece porque qualquer distração (televisão, celular, tablet) faz com que a pessoa “esqueça” o que comeu e tenha mais chances de consumir “bobeirinhas” depois.



Processo digestivo afetado

A mastigação é a primeira etapa da nossa digestão e comer ao celular só atrapalha a fluidez dos movimentos digestivos.

—  Mesmo na correria do dia-a-dia, o ideal é sempre comer com calma, mastigando bem os alimentos. Engolir a comida acaba causando indigestão e pessoas que mastigam poucas vezes perdem o sabor dos alimentos e são mais dificilmente saciadas, o que faz com que acabem ingerindo mais calorias do que realmente necessitam.

Problema na postura

Não é difícil perceber que ficamos curvados ao usar aparelhos eletrônicos. Isso acaba gerando problemas na postura, que podem desencadear em dores nas costas, ombro e até mesmo pescoço. Tente olhar a tela do celular na altura do pescoço. Não abaixe a cabeça para mexer no aparelho.