Diretora da Dina de Brito ao lado dos vereadores que visitaram a creche - Foto: Léo SIlva

Com o propósito de avaliar a qualidade da educação pública do município, vereadores da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal iniciaram nesta última quarta-feira (12), a uma série de visitas às escolas e creches que integram a rede municipal e estadual de ensino de Umarizal. A primeira unidade a ser visitada foi a Dina Nunes de Brito, no Centro.

“Queremos ver o andamento dos trabalhos das escolas e creches, ver os pais, os profissionais da educação, conversar com os diretores, enfim. Estamos fazendo o que cada comissão deve fazer: se inteirar do que acontece nos ambientes que nós participamos”, destaca o presidente da Comissão de Educação, vereador Gilmar Freitas (PR).

Membro da mesma comissão, o vereador Jatão da Rádio (DEM), também acompanhou a visita. “Esse é o nosso papel: estar atento, ir até as escolas, ir até as creches e demais órgãos públicos do nosso município para ser como está verdadeiramente acontecendo o seu funcionamento, visando sempre a questão do atendimento à população”, avalia o vereador.

A vereadora Meyre Freitas, que integra a comissão não esteve presente, pois estava trabalhando no horário da visita à creche. Ela é professora da Escola Municipal Raimunda Barreto.

Quem também acompanhou a visita dos parlamentares foi o vereador Maykon Nunes (PT do B). “Eu não faço parte das comissões, mas o presidente Gilmar e o vereador Jatão me convidaram para fazer essa visita e eu não pude recusar. É um momento que ficamos felizes porque vemos as crianças interagindo, estudando, brincando e se divertindo. É gratificante por que vemos também que a educação de nível infantil está sendo bem feita no nosso município”, analisa o vereador que é vice-presidente do legislativo.

Para a diretora da creche Dina de Brito, Edinete Freitas, a visita de vereadores às escolas é importante. “A gente trabalhar uma coisa fechada não é muito legal. É bom quando você trabalha e as pessoas podem entrar e ver o que a gente tem a oferecer às crianças. Eu acho fundamental a visita dos vereadores”, diz.

Segundo Edinete a creche atende atualmente a uma demanda de mais de 150 alunos. Ela atribui a organização da unidade – elogiada pelos parlamentares –, à dedicação dos professores e ao suporte dado pela gestão municipal. “Não só os efetivos mas os contratados também estão ótimos, inclusive criamos uma caixinha de sugestões para que a gente pudesse trabalhar de acordo com o que os pais querem. Por enquanto muitos elogios aos professores que nos apoiam e são de grande importância”, finaliza.